Busca

Haja Fôlego!

As Viagens e "viagens" da cabeça e do coração de um casal que não sossega!

Férias Olímpicas 2016 -Mini viagem pela Costa Verde

O mês de Agosto seria o mês perfeito para fazer a viagem dos nossos sonhos – um mochilão…. mas por N motivos ela não aconteceu…. mas não faltarão oportunidades e nem precisamos ficar em casa. De cabo a rabo o Rio de Janeiro tem lugares maravilhosos para se conhecer e dois desses destinos ainda eram inéditos para nós… Viagem barata (ao contrário do que muitos dizem), de carro (à gás!)… ou seja – sem desculpas para não curtir!

Nosso Roteiro ficou assim: Chegamos Domingo a Paraty e saímos na quarta. Retornamos até Conceição de Jacareí, deixamos o carro e pegamos um saveiro até a Ilha Grande, onde ficamos até sexta. Sinceramente, foi bem pouco pra dois paraísos tão perfeitos e complexos. Foi só para deixar com gostinho de quero mais.

Toda Viagem foi feita pela Rio – Santos, Estrada que eu particularmente odeio. Aconselho não viajar a noite, pra quem não está acostumado ou não conhece o caminho. Estrada de mão dupla, caminhoneiros enlouquecidos…pegamos esse momento escuro e tenso voltando da Ilha Grande e não foi muito legal. mas há quem goste e prefira. Mas não podemos negar…é um lindo caminho!

a Rio Santos
Imagem – Google imagens

Paraty, Para mim, Para todos nós!

Depois de muita Busca no Booking (leia sobre aqui) decidimos não nos hospedar no centro de Paraty, mas sim em uma praia antes chamada Jabaquara. Motivos óbvios $$$ é preço! rs. De carro até o centro uns cinco minutos e andando bem uns 20. Jabaquara tem muitas pousadas e bastante gente faz isso, a praia é rasa e calma, há a prática de SUP e caiaque, porem eu não entraria na água…. é lamenta, meio eca. Quem está habituado com as praias da Costa verde de Hoje em dia sabe do que eu tô falando. Ah, vale lembrar que Paraty é totalmente Pet friendly, ou seja, aceita animais em praticamente todo lugar…se isso é um problema para você, melhor olhar por onde pisa. (hahá).

A pousada Escolhida foi a Pousada Litoral Paraty (telefones: 24 3371-6148 / 24 99999-1966 / 24 99215-6523). Pegamos 3 diárias. A pousada tem um clima de casa, todo mundo fala com todo mundo, cozinha liberada pra você fazer o que quiser, limpa, café gostoso, chuveiro quente, ou seja…nada de luxo, mas esse é o nosso estilo de hospedagem, já que é só disso que precisamos.

Visual da Pousada que fica na rua de trás da praia. Nada de mais, só sossego!

Como chegamos à tardinha, fomos até o centro histórico conhecer e ver a movimentação, já que era o encerramento do festival de Paraty. Nosso lanche foi no famosinho pastel de 30 cm…Sinceramente, nada de mais. Comeria 3 dos normais na barraquinha da esquina por metade do preço.

Tinhamos que decidir o que fazer no dia seguinte pois nos restariam 2 dias cheios apenas. Diferente das outras viagens estávamos com um roteiro aberto, e o rapaz da pousada nos ofereceu o passeio de Jipe pelas cachoeiras e alambiques e como o tempo estava mais ou menos, pareceu uma boa opção de aventura. melhor cachoeira que praia com chuva (Deus é bom, não choveu! rs). O outro dia era pra conhecer Trindade. Disso a gente não abriria mão!

E na próxima postagem como foi o segundo dia em Paraty

Fiquem com Deus ❤

Viagem a Bonito: Chegando lá

Saímos do Rio no sábado pela manhã e tivemos um voo adiantado porque o tempo estava IMG_20150725_100137512fechando muito rápido e como o avião saia do Aeroporto Santos Dumont (e esse fecha com qualquer pingo de chuva a mais) acho que eles queriam despachar o povo o mais rápido possível.

São Paulo

Ao chegar em Campo Grande, pegamos o carro que alugamos e partimos em direção a Bonito.

O rapaz do aluguel do carro nos ensinou um caminho, mas como sempre (SEMPRE!) ligamos o GPS dos celulares resolvemos seguir o caminho do GPS. Deus certo. Apesar de perder o sinal em alguns momentos, conseguimos acertar. Um longo caminho não há placas dizendo Bonito, mas qualquer coisa que tenha a direção de Sidrolândia, Guia Lopes, Nioaque….é pra lá que fica!!!

Por falar em Sidrôlandia…foi lá que paramos para almoçar… indicado pela moça do mercadinho, achamos a pensão Xukrutts (rs) que pela bagatela de 16,90 você come o quanto quiser e aguentar, inclusive churrasco livre, só não pode ter desperdício….

IMG_20150725_144142405_HDR

Com a barriga cheia e tanque cheio, só paramos para abastecer em Nioaque e mais nada, total de 4 horas de viagem até Bonito.

Estrada sempre reta

Ao chegar lá fomos direto na Agência que fica na rua principal, acertar nossos voucher dos passeios e procuramos a pousada.

Como chegamos por volta das 16:00 horas aproveitamos para descansar e a noite conhecer a cidade. Fizemos a pergunta de praxes à dona da Pousada, sobre como era andar pelas ruas de Bonito, e é lógico que a resposta foi: ” vocês do Rio sempre fazem essa pergunta, podem ficar tranquilos que não tem perigo…” é sempre bom confirmar, né? rs

Escolhemos uma lanchonete para fazer nossa primeira refeição em Bonito, comemos caldo de piranha e caldo pantaneiro (com aipim, carne seca….uma delícia!).

A cidade é linda, aconchegante, dessas pra você andar, “ver as modas”, olhar pro céu… quando chegamos nos falaram que o tempo estava abrindo após uma boa época de chuvas (Cariocas carregam o sol por onde vão, yeah!) e a noite lá faz aquele friozinho bom, tem que ter agasalhos!

A vida noturna de Bonito não é tão noturna assim, aliás, nada noturna porque todo mundo acorda cedo para fazer os passeios, então janta-se cedo e dorme-se cedo também!

E no próximo post começam as aventuras…

Viagem a Bonito: Nosso Roteiro

Os passeios em Bonito são divididos basicamente em Contemplação (que envolvem grutas, uma dolina (habitat das araras – idêntica ao do filme Rio) e observação de animais; flutuação; cachoeiras; aventuras; mergulho e balneários.

Como teríamos 5 dias para passeios, decidimos escolher um de cada tipo, menos contemplação e mergulho. Algumas pessoas acham absurdo termos ido a Bonito e não fazer uma gruta, já que é o símbolo da cidade, mas particularmente eu e Ramon não gostamos só de “olhar”. É nossa opinião e tem gente que gosta e faz questão. Já o mergulho além de ser um precinho que estava além do nosso orçamento, ainda não me sinto preparada para fazer, mesmo sabendo que lá é um dos melhores lugares para se aprender. Portanto se seu bolso permite e você está pronto, não deixe de colocar um atrativo de mergulho no seu roteiro.

E os escolhidos foram:

Sábado: saída do Rio pela manhã com escala do voo em São Paulo e chegada a Campo Grande às 11:00. De carro até Bonito, parando para almoçar, chegamos as 16:00 hs. Direto na agência para acertar o restante do valor, pegar os vouches dos passeios e um mapa (muuuuitoooo importante). Veja relato aqui

Domingo: Keda D’água passeio de Bote (AVENTURA)

Segunda: Lobo Guará Bike Aventura (AVENTURA E ECOTURISMO) / Projeto Jibóia (PALESTRA E SHOW)

Terça: Rio do Peixe (CACHOEIRA)

Quarta: Balneário do Sol

Quinta: Rio da Prata (FLUTUAÇÃO)

Sexta: Saída de Bonito as 8:00 com parada para almoço as 11:00; chegada a Campo Grande às 13:00 e chegada ao Rio de Janeiro às 17:00 hs (com escala em São Paulo).

Na verdade na quarta feira deixamos o dia livre, e decidimos ir ao Balneário do Sol pela sugestão das pessoas que conversamos. Os Balneários não tem limite de pessoas portanto podem ser comprados nas agências lá mesmo.

Balneário do Sol

Vamos fazer Um post para cada dia e colocar o link aqui, então esse será o nosso post-índice de Bonito.

Viagem a Bonito – Informações Gerais

A viagem aconteceu em Julho de 2015, saímos do Rio em um sábado pela manhã e voltamos na sexta seguinte, também pela manhã.

A viagem até Bonito pode ser feita por avião, porem…você pagará um bom dinheiro por isso, só uma operadora faz o trecho, então…nossa opção e a de muitos outros viajantes é chegar por Campo Grande, MS que fica a uns 300 Km de Bonito. Do aeroporto você pode chegar a Bonito de Van, ou alugar um carro, que foi nossa opção.

A operadora que usamos para alugar o carro pela segunda vez foi a Unidas. Tivemos um problema (que se transformou em solução) pois o valor do site estava menor e chegando lá dava o dobro. Explico: o valor do site é sem o seguro e para isso teríamos que dar um “calção” no cartão de crédito, que varia de acordo com as diárias, nesse caso 7IMG_20150725_203246338.000,00, que depois seriam estornados. Como não temos um cartão para isso, é  cobrado o valor do seguro, sendo que como sou uma pessoa muito reclamona, pagamos porem recebemos um “upgrade” que é quando te dão um carro melhor do que você tinha reservado, e ainda deram o segundo condutor (que também é pago quando o nome de quem vai dirigir não é o mesmo do cartão de crédito) grátis! Ou seja, alugamos um equivalente a um palio sem ar 1.0 e ganhamos um Logan completo zerado 1.6, por 600,00 reais as sete diárias. Um ótimo negócio. E recomendamos ter um carro bom pois a estrada para Bonito é de faixa única e os caminhões andam a 110 km/h….. ultrapassar uma carreta nessa velocidade se torna impossível com um carrinho fraco, mesmo com toda segurança e visão. Fora que em Bonito você gasta carro porque os passeios são um pouquinho longe, em estrada de terra quase sempre.

Após comprar as passagens e decidir que 5 dias seriam suficientes para fazer os passeios (e para nosso bolso) entramos no booking e pesquisamos sobre hotéis em Bonito. Na nossa pesquisa colocamos sempre o filtro de menor preço, e depois olhamos a pontuação e comentários. Também não adianta ser o mais barato e ter uma péssima hospedagem. Os itens que pra nós sempre fazem diferença são: limpeza, localização, chuveiro quente/forte e café da manhã. Se tiver outros luxos, como piscina, jogos etc por um bom preço, beleza! mas não é nossa prioridade. Na busca encontramos a Pousada Mota, que se encaixava em todos os itens.

Café da manhã:

IMG_20150727_063759287IMG_20150727_063754466

Quarto simples e limpo e vista da varanda:

IMG_20150728_181347470IMG_20150726_173643

Não tinham quase mais quartos disponíveis em Bonito por uma valor baixo, mas ainda bem que encontramos essa, que valeu muito, sem contar o clima familiar da pousada e a simpatia do atendimento.

A terceira coisa a fazer é encontrar uma agência de Bonito (pela internet mesmo) e fechar os passeios que você quer fazer. TODOS os passeios (ou atrativos) como eles chamam são em propriedade privada e as agências que operam isso. O valor é tabelado pela secretaria de turismo então o que diferencia é apenas o transporte (caso você não tenha chegado a Bonito com um carro próprio as agências levam os turistas para os passeios por um valor a ser combinado). Utilizamos a agência Sucuri que inclusive tem hospedagem própria (não sabíamos e nem chegamos a cotar, mas vale a pesquisa). No site da agência você encontra uma lista de coisas a fazer em Bonito e os valores. Cada um tem um estilo de viagem e no próximo post falaremos do nosso roteiro. E aí com os passeios escolhidos, eles enviam um número de conta para fazer um depósito de um sinal e você pode ou depois depositar o restante para chegar lá com tudo quitado ou pagar o restante lá, direto na agência. Gente, alguns passeios podem parecer caros, e realmente são, mas vale o preço de manter tudo intocável como é. Só vendo pra crer!

Fiquem com Deus e boa viagem!

Roteiro pronto! Como chegar ao destino?

Bom, já dissemos que não fechamos pacote em agências por ser o nosso estilo de viagem, além de economizar, temos mais mobilidade para fazer o que queremos. Porém não temos nada contra isso, a agência te dá uma segurança, conforto e hoje em dia facilidade para pagar pois parcela-se tudo, e se você quer viajar e não tem coragem ainda de ir por conta própria, se joga com tudo no pacote! o que não pode é ficar em casa!!!!

Se o seu caso não é esse e você quer saber os nossos passos, esse é o seu post!

Depois do roteiro pronto, a primeira coisa a fazer é saber como você chegará ao destino. É perto? vai de carro? ônibus? avião?

As duas primeiras opções são as mais fáceis, para viagens por terra, não tem muito o que explicar. Se for de carro pegue referências, veja condição das estradas, pedágios, imprima mapas e no nosso caso, colocamos três GPS’s para funcionar. Muitas pessoas não gostam de GPS mas a gente não vive sem! Mas vale confirmar pelo caminho se o aparelho (ou celular) está te levando para o lugar certo.

Fortaleza – Jijoca

Ônibus? Só comprar as passagens pela internet, como no site da rodoviária Novo Rio, ou algum posto de vendas, se certificar se a rodoviária onde o ônibus vai te deixar é próximo ao hotel que você vai ficar e se não, qual meio você utilizará – táxi? a pousada busca? algum serviço de transfer? é bom saber antes e nunca aceitar táxis e transportes desconhecidos (os piratas, como chamamos). As pousadas sempre são solícitas a responder essas questões por email ou telefone.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Jardineira que faz o percurso até Jericoacoara
Beberibe – Canoa Quebrada

Mas vamos falar de viagens mais longas: Vamos voar!

Há na internet alguns mecanismos de busca que poupam um grande tempo procurando por preços de passagem. Usamos basicamente dois. O primeiro é o decolar.com você coloca as datas (ida e volta), quantidade de passageiros e ele te dá os valores das companhias aéreas. O outro é o completão melhores destinos que além de te direcionar para a busca do submarino viagens, ainda te avisa no email sobre promoções (mediante cadastro no site). Depois de uma visão geral entramos no site da companhia (pra nós a mais em conta, claro!) e lá também há o mecanismo de pesquisa e a possibilidade de visualizar os preços das datas próximas. As vezes se você trocar um dia o valor muda.

Sinceramente, eu não espero mais por promoções. É claro que se calhar de aparecer uma, ótimo! mas antecedência é tudo! Vou dar um exemplo: Quando viajamos para o Ceará (Janeiro 2015), ficamos esperando a passagem baixar pois nas primeiras pesquisas apareciam R$ 700,00, 800,00 reais POR PESSOA e achamos que poderia aparecer alguma promoção….pois bem, chegou em novembro e ainda não tínhamos passagem para viajar em Janeiro. Conclusão: pagamos mil e pouco pra cada um pelas passagens….uma facada no coração! Sorte nossa que existe o 10x sem juros! ufa!!!

Nos céus do Brasil

Já para Bonito (a viagem de julho de 2015) recebi em Janeiro, no dia em que voltamos do Ceará, um alerta pelo email de promoção para Campo Grande, MS (aeroporto a 300 Km de Bonito) oferecendo passagens para julho, pela TAM por 700,00 reais para OS DOIS! ou seja, cada passagem saindo por 350,00 reais (podendo parcelar também em 10x). Como já era um destino desejado pelo marido, a passagem em conta foi decisiva na escolha das férias do meio do ano! Uhu! Obrigada, Jesus!

Para quem lê pode parecer que os preços das nossas passagens aqui sempre serão bem caras, mas como professores que somos, só podemos viajar em Janeiro ou na última semana de julho e isso significa: ALTA TEMPORADA. Pra quem tem oportunidade de viajar em outras épocas do ano, fora de feriados e férias, pode encontrar preços bem legais…vale cadastrar nos sites que falamos e quem sabe até programar uma viagem depois que achar uma passagem em conta…é claro que observando as datas oferecidas sempre! algumas promoções são específicas para alguma data ou até aquela data limite. Bom ficar atento.

Quem tem um bom cartão de crédito que ofereça milhas de viagens, (leia aqui no Viaje sim uma boa explicação sobre isso) nem precisa se preocupar com valores, mas sim com os pontos de milhas! eu ainda não consegui viajar assim, infelizmente… mas conheço pessoas que conseguem viajar só usando as milhas! amazing!

Depois nos nossos roteiros lançaremos as especificações de cada viagem, mas esse é um bom começo.

Segundo Passo: Como montar o Roteiro

Depois de escolher o destino começamos uma busca incansável por todos os cantos para saber o que fazer ou o que não fazer no destino em que iremos. Como gostamos de viagens de exploração e conhecer muita coisa (digo isso porque há pessoas que preferem ir para um lugar só, tipo um resort ou um hotel/pousada com mais estrutura e somente descansar ali e nos arredores) – não é muito nossa praia, rs – ainda procuramos a possibilidade de conhecer mais de uma cidade/Estado na mesma viagem, como foi por exemplo a viagem ao Ceará, em que passamos um tempo em 4 municípios diferentes!

Além do Viaje Sim ,que falamos no último post, jogamos no Google frases do tipo “roteiro para Ceará”, “o que fazer em Bonito”, “passeios em Maromba”…. e por aí vai. A busca vai te dar muita opção de leitura e não tem jeito: o caminho é ler, ler e pesquisar muito.

Vamos anotando tudo em um caderno e começamos a organizar os dias, dependendo da quantidade de dias disponíveis, por exemplo: 1º dia chegada e jantar no restaurante tal….; 2º dia passeio de barco…etc… Também é interessante colocar os sites que você pesquisou salvo como favoritos no seu computador, é só clicar nessa estrelinha no canto direito da sua barra de endereços, criar uma pastinha viagens e cada vez que você achar um site legal sobre o assunto clica na estrelinha e na pasta. Depois é só consultar os sites.

Vale entrar em sites como Tripadvisor e Melhores Destinos, o primeiro porque os viajantes colocam fotos e avaliações sobre tudo: hotéis, passeios, lugares e o segundo é um super site, muito completo que indica até promoções de passagens, tem roteiros e muitas dicas de lugares. Uma coisa que acho muito importante deixar claro: nem sempre um passeio que foi ótimo para uma pessoa será para outra, assim como um que foi péssimo. Um exemplo é Jericoacoara no Ceará – é um destino me ame ou me odeie, tem pessoas que não gostaram, nós simplesmente amamos. Depende muito do seu perfil, por isso LEIA MUITO SOBRE O LUGAR QUE ESCOLHER!

CAMERA
Lagoa do Paraíso – Jericoacoara CE
Duna do Por do Sol – Jericoacoara CE

Depois do Roteiro pronto, o próximo passo e o próximo post….colocando a mão na massa!

Fiquem com Deus e boa viagem!

Começando do Começo – como escolhemos nossos destinos?

Essa é uma pergunta que ouvimos bastante: de onde vem a ideia de nossos roteiros?

A história é a seguinte: na época do casamento acompanhava muitos blogs que falavam sobre casamento e um deles era o diga sim da Jacqueline Mota. O tempo passou e Jackie e Romulo direcionaram o site ao assunto favorito deles: Viajar! e eu continuei acompanhando o blog, que virou site. E eles escrevem tudo muito detalhado, comecei a viajar naqueles roteiros e a anotar tudo sem nem saber quando seria nossa primeira viagem! Ramon, sempre foi apaixonado pela Argentina e esse era um dos roteiros que eu tinha guardado do site da Jackie, uns dois anos escrito em um caderno. Finalmente em 2013 minha família iria para Buenos Aires passar o Ano Novo, e nós, com roteiro pronto, embarcamos nessa! Muitas ideias de viagem saíram do site deles (Visconde de Mauá, Canoa Quebrada, Morro Branco…), outras de reportagens, amigos que já foram, etc. Geralmente intercalamos: um destino meu, outro do Ramon…e por aí vai… o site da Jackie é o http://www.viajesim.com vale ler todos os destinos, realmente você viaja!

Vale a pena fazer um roteiro e anotar tudo, mesmo que seja ainda uma ideia, um sonho…já temos muitos destinos guardados no coração.

Claudia

Nosso Diário de ideias!

Sentimos a necessidade de colocar no papel nossas andanças por aí, pois muitas pessoas nos perguntam sobre nossos passeios e nossas viagens, e como valorizamos todos os blogs que lemos, é hora de começar a registrar tudo. Muitos nos perguntam sobre pacotes de viagens e a resposta é: não fazemos pacotes. Fechamos tudo separado e no próximo post vamos dizer como fazemos. Não quer dizer que é a melhor forma, ou a forma certa, mas é o jeito que tem dado certo pra nós, que queremos viajar muito e com pouca verba, rs. Talvez futuramente em uma viagem para outro continente tenhamos a necessidade de fazer para ter um suporte, vamos sonhando enquanto isso. Sobre o nome, é o que mais ouvimos nos últimos tempos: “Haja Fôlego pra acompanhar vocês!” ou então “vocês não param!”…. mas se não for assim, qual a graça de viver? Deus fez uma linda criação que infelizmente tem sido destruída pelo homem. Mas ainda há muita coisa linda por aí. E enquanto Ele nos permitir, queremos explorar cada pedacinho desse mundão de Deus!